Rápidas e Curtas
Vou aproveitar a edição dominical e fazer vários comentários curtos sobre assuntos variados.
Começo pelo final do BBB. Não o final no sentido de “nunca mais”, é só essa edição. Audiência baixa (a pior de todas as edições) e faturamento alto. A audiência (em queda) é lógica e compreensível. O reality já está desgastado e tudo é bem previsível. Ainda devemos somar os erros e bobagens colossais do “pequeno Boni”. A Globo não pode reclamar; talvez até deva agradecer os espectadores que ainda suportam a atração.
Já o faturamento foi recorde. E só ele já responde a questão de ter ou não a próxima edição. Não conheço emissora onde o Comercial não dê a última palavra. Talvez na Record, mas alí a coisa é diferente mesmo. Portanto, em 2012, aguardem a 12ª edição do BBB.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ando reparando um pouco mais nas “educativas” e notei que, após 511 anos, a Cultura colocou um comentarista esportivo na bancada do seu jornal. Agora o Vladir Lemos marca presença analisando os principais fatos do dia.
É um fato até surpreendente. Os “donos” das educativas sempre falam em apoiar o esporte, em promover eventos, em copas e olimpíadas, em inserção esportiva… Um discurso muito lindo. Lindo e vazio. As educativas quase não abrem espaço pro esporte. E no jornalismo ele fica em quinto plano.
Sei muito bem que a TV Brasil começou a transmitir a Série C, que a Paraná Educativa exibe o estadual de futebol de salão e mais alguns torneios, agora a Cultura abre uns minutinhos pro esporte… Mas, francamente, é pouco! Muito pouco!!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O mesmo vale pra Band. Desde sempre a emissora usa e defende a bandeira do esporte. Muito bem, quem é o comentarista esportivo do seu telejornal?? Nada contra o Joelmir, mas só ele pode aparecer na bancada? Os comentários são exclusividade das editorias “nobres”??? Cadê o esporte, a cultura, a ciência…???
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ainda sobre o Jornal da Band, sigo com a velha pergunta (ou piadinha):
- O jornal é gravado???
Pois é o que parece. Ou alguém lembra de alguma entrada ao vivo no jornal saadiano???
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Outro dia li umas notícias sobre a Indy na Band. Agora o Meira promete transmitir QUASE todas as provas. Muito bem, prova que a emissora QUASE confia em seu produto. E eu QUASE vou assistir as provas da Indy.
Depois o povo reclama da audiência… Faz uma coisa, deixa só no Bandsports mesmo. Incomoda menos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Tudo bem que o SBT deve divulgar e promover sua nova novela, Amor e Revolução. Pode produzir chamadas mil, colocar os atores em outros programas da emissora, criar eventos, fazer publicidade externa, promoções… Tudo bem. Agora, inventar uma série de reportagens (muito longas e cansativas), no SBT Brasil, pra falar da ditadura é dose. Até parece que a emissora é muito interessada no assunto. Sei, sei…
Mas também… Se o SBT inventa reportagem pra divulgar a parceria entre a Jequití e Unilever pra vender purificador de água… Fica nítido que o jornalismo da emissora é o “pano de chão” do SBT.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ontem a Rede TV transmitiu Milan X Inter com equipe no local. Um fato quase inédito. Ela (e Globo, e Band) segue a teoria de que o estúdio é o lugar adequado pra equipe. Nem quando o jogo é em Campinas a emissora coloca o narrador e comentarista no estádio. Tudo bem, é um direito das emissoras, mas o que eu já vi de narrador e comentarista falando bobagen por estar “amarrado” ao monitor…
Mas a transmissão ao vivo teve alguns problemas de áudio. O som ambiente estava alto demais e e atrapalhava o Sílvio Luiz. Parece que até a visão dele foi prejudicada por torcedores na arquibancada. Também havia um delay entre áudio e vídeo e a narração chegava 1 segundo (aproximadamente) antes da imagem. No 1º tempo o delay estava muito mais evidente que no 2º.
O lado interessante ficou por conta da equipe do intervalo (Bruno Prado, Marcos Caetano, Paloma Maravilhosa Tocci e a torcedora) no estúdio. Nos jogos da Série B o intervalo nunca mostrava a equipe no estúdio.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Saindo um pouco do assunto… Já falei tanto sobre os corneteiros, palpiteiros e torcedores travestidos de comentaristas de futebol que não vou resistir. Será que algum deles viu o jogo entre Milan e Internazionale?? Viram a atuação do Robinho Arantes do Nascimento??? Acho que eu nunca vibrei tanto com as defesas do Júlio César. Foram 3, uma até caído. Botou o “boneco de posto” no bolso!!! Ri demais!!!!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Hoje não é dia de Belas & Barangas. Mas tenho um presentinho pra turma que acompanha o site. Acho que vou criar um seriado chamado Todo Mundo Adora a Cris:



Tenho minhas dúvidas das TVs educativas investirem em esporte, penso que um trabalho mais comunitário, de serviço mesmo para as cidades seria o ideal, mas infelizmente o que temos é um quadro que favorece apenas os políticos de ocasião, ou seja, não há esse interesse público. Só acho tb que, se for para fazer esporte, que façam um programa fixo e diário, acho que os comentários apenas em jornais é pouco. O Cartão Verde na Cultura é semanal e não é tão bom qto já foi e o Grandes Momentos do Esporte é muito bom, mas é um programa de “histórias do esporte”. E não dá idéia para a Band: vai que colocam aquele cara que “comenta” (sic) jogos paulistas no jornal…
Pode deixar que se o “Vitinho” ganhar alguma corrida o espaço da F-Indy será aumentado; o duro é que é mais fácil o Silvio Santos colocar um programa educativo no SBT do que isso acontecer.
O pior não é o SBT divulgar a novela desse jeito forçado; o programa do Cabrini foi jogado para quarta no horário do futebol! Aí fica difícil hein…
Não comento a transmissão da Redetv! pois não vi.
Sacanagem com o Robinho, realmente ele não é tudo o que boa parte da mídia vomitou que ele seria, mas acho até um bom jogador. Temos outros enganadores por aí até mesmo o Ronaldinho Gaúcho que, para mim, nunca foi tãaaaao sensacional qto dizem (claro que ele fez mais que o Robinho, mas nunca achei ele o melhor do mundo).
Comment by Alexandre — April 3, 2011 @ 11:35 am
E a Cris Lyra é nota 10, muito linda, pena o espaço dela na RedeTV! seja pequeno.
Comment by Alexandre — April 3, 2011 @ 11:37 am
E só para complementar (desculpe estar falando muito,rs): as equipes de tv (principalmente Globo e Band) não vão no estádio muitas vezes para evitar a ira das torcidas que algumas vezes já agrediram alguns profissionais; engraçado, por exemplo, que a Globo (e nem o Sportv) não mandam equipe de cabine para a Vila Belmiro há algum tempo, mas mandam repórteres, que em tese, são ainda mais vulneráveis à agressões. Acho um tema interessante para pensar, mas as emissoras parecem que não ligam, fazem o “tubão” e pronto.
Comment by Alexandre — April 3, 2011 @ 11:42 am
Ganhei meu Domingo.eu também ADORO A CRIS LYRA!e nessa foto,10!vi os melhores momentos do jogo de Ontem na Redetv.muito engraçado o Robinho.ele não dá aquelas pedaladas como dá aqui no Brasil.teve zona:temos uma Imprensa de MANÉS!e ele sabendo disso,engana legal!.o Julio Cesar é um dos melhores Goleiros do Mundo,Felizmente!sobre o BBB,SOCORRO!de onde vem esse faturamento?voltando ao jogo,ao vivo é assim mesmo Teve Zona!mas se sairam melhor do q se pensava!
Comment by leonardo-pe — April 3, 2011 @ 2:18 pm
Não deixa de ser irônico o SBT fazer uma novela para contar os anos da Ditadura Militar, a mesma Ditadura que deu a emissora para o SS, e cujos presidentes generais eram tão bajulados naquela “Semana do Presidente”. Será que a novela é uma forma do SS dar uma sutil bajulada na Presidente Dilma?
Comment by Lopes — April 3, 2011 @ 2:47 pm
Bom, vou por partes: a Band realmente parece não gostar da Indy. Exemplo: ano passado cortaram o final das 500 milhas de Indianápolis pra passar futebol. A corrida que ficam cozinhando um mês inteiro! Ou transmite a maldita corrida ou transmite o Corinthians!
Sobre a RedeTV, uma iniciativa excelente. Apesar do áudio meio adiantado e dos pequenos cortes. Mas eles estão dando a cara a tapa, isso é louvável!
Só me irritei com a complacência da RedeTV e da imprensa em geral com o Leonardo. O cara foi humilhado pelos torcedores do Milan. Levaram uma faixa gigantesca, tá la no blog, o chamando de Judas. E inúmeras outras menos educadas. E nenhuma palavra foi dita a respeito.
E a Cris é espetacular mesmo.
Comment by Renan — April 3, 2011 @ 7:46 pm
@Alexandre, as desculpas das emissoras pra não enviar equipe aos estádios já cansaram a minha beleza. Uma hora é segurança, outra é equipamento, depois é estrutura, distância, calor, frio, unha encravada… Sim, o R. Gaúcho é outro “boneco de posto” idolatrado por muitos. É muito habilidoso sim, agora… resultado prático????
@Lopes, foi isso que eu quis dizer. Na minha infância os meus pais assistiam o SS de cado a rabo. E lembro muito bem da “semana do presidente”. Mas isso era a ponta do iceberg. Ele apoiava TODOS os governadores da Arena (depois PDS, PP, PQP…). Vivia mandando abraços e pedindo pras espectadoras aplaudir os caras. Depois ele passou pro puleiro dos Tucanos. Agora está aos beijos e abraços com o Lula e Dilma. Bem conveniente!!! E agora fecha com uma novela pra falar da ditadura. Quanta ironia!!!!!!
Infelizmente o grosso da população acha que só a Globo estava do lado da ditadura. Então tá, vamos fingir que sim.
@Renan, pra ser honesto não vi a faixa. Nem ouvi comentar dela.Vou pesquisar agora.
@Leonardo, cara, acho que a Cris (ou família dela) é aí da tua terra (apesar de criada no Rio). Vê se não sobrou alguma priminha dela por aí
Comment by Marco Telinha — April 4, 2011 @ 1:39 am
Ah, mais um dado sobre o áudio da transmissão da Rede TV: em alguns momentos (1º tempo) entrou uma narração em italiano no fundo. Estava baixinho mas deu pra ouvir umas partes.
Comment by Marco Telinha — April 4, 2011 @ 1:49 am
Realmente levaram a faixa contra o Leonardo foi bem vísivel com os dizeres (Judas Interista) e com uma alusão à Santa Ceia; se não citaram a faixa (e as outras xingando o Leonardo) mostra-se como é complicado realmente ver jogos internacional na TV aberta; parece que os brasileiros nunca erram, são sempre perfeitos. Concordo que há uma grande dose de desculpa na questão de não enviarem equipe ao estádio, só citei o caso da Vila Belmiro pois foi o único caso em que citaram claramente (pelo menos no Sportv) a questão da violência como causa de não irem mais lá.
Comment by Alexandre — April 4, 2011 @ 10:10 am
(corrigindo: jogos internacionais).
Comment by Alexandre — April 4, 2011 @ 10:11 am
aqui na”minha província”tá Ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Comment by leonardo-pe — April 4, 2011 @ 12:52 pm
O BBB já passou da conta. A Globo faria um grande favor tirando isso do ar.
Comment by Andrade — April 6, 2011 @ 10:35 am