January 7, 2012

Fala Que Eu Te Demito

Arquivo em: Coluna — Marco Telinha @ 7:55 pm
4 votos votar

O primeiro tema da pauta é a Band. São vários assuntos sobre a emissora, meio que ligados por um elo comum: a má gestão. Na última coluna falei sobre o Mulheres Ricas e seu relativo sucesso. Mas é bom a Band não se iludir. Isso não vai longe. O programa é podre. E repercussão na mídia ou nos sites de relacionamento não é um indicativo seguro. Mesmo a audiência não deve ser o único parâmetro. E eu ainda quero ver até onde essa audiência vai se manter.
Quase tive um ataque quando li que a Band ficou surpresa com o rombo que o RR Soares causou na audiência noturna. Ora, ora, ora… E eles achavam que 50 minutos de “me dá dinheiro” não iriam afundar o Ibope dela?? Ah, vá!!
O departamento comercial também precisa dar uma freada. Não na questão financeira, eu estou falando do tempo do intervalo. Já passou do exagerado. Tanto é que ultimamente, no intervalo da rede, estavam usando uns vídeos de pegadinhas (do Popcorn) pra ocupar o tempo destinado aos anúncios regionais. Tempos atrás passavam clipes, agora são pegadinhas. Será que um aumento na tabela (ou redução nos descontos) não resolveria isso?
Aliás, aquele intervalo “gold”, com um único anúncio, parece que não vingou. Até onde sei só a Peugeot comprou a idéia.
Conheço muita gente (muita mesmo) que pegou antipatia pelo Corinthians por causa da “timão press” e de alguns falastrões. O clube até tem uma parcela de responsabilidade, mas é muito pequena se comparada com uns e outros. Nesta semana, por exemplo, começou a Copa XX de Futebol Júnior. E eu escrevi XX de propósito. No caso da Band o XX pode ser preenchido conforme a preferência. No meio da semana passaram a estréia do Corinthians. Ok, imaginei que seguiriam nos dias seguintes. Mas não, nada de jogos do Palmeiras, Flamengo, Vasco, Inter… Chega hoje e a Band volta a exibir a Copinha. E foi outro jogo do Corinthians. Amanhã, só por ser domingo, vão abrir uma excessão, pro Santos. E depois vem gente dizer que tudo isso é invenção da minha cabeça.
Tudo bem que todo esforço é válido, mas a Band deveria repensar seus projetos de dramaturgia. A última vítima foi um seriado juvenil chamado Julie e os Fantasmas. Começa que o seriado é bem fraquinho. Aí a Band vem e exibe num horário inadequado, sem “escada”, sem divulgação… Resultado, exibiram a metade dos episódios e já cancelaram. Pois é, a culpa é sempre do telespectador.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Já tem um bom tempo que a grade do SBT vem sendo empurrada madrugada a dentro, especialmente por causa dos filmes. Isso prejudica tanto aqueles que querem ver os filmes, quanto quem quer assistir os programas subsequentes. Mas a coisa piorou. A culpa, pra variar, é de Amor e Revolução. A emissora passou a atrasar a novela, tentando evitar o embate direto com a Globo e Record. É claro que o efeito prático é ZERO. E não serão 15 ou 30 minutos que vão resolver o problema. O efeito negativo é começar o Jornal do SBT quase as 2 da manhã, os seriados mais tarde ainda. Ô novelinha problemática!! Certamente não vai deixar saudade no SBT.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O Esporte Interativo está em ritmo de festa. Festa pelos 5 anos. E eu acompanhei quase 90% desse tempo. Não dá pra negar que o canal evoluiu bastante. Mas nem poderia ser diferente, o começo foi quase no improviso. Dava medo do gerador pifar (e pifava), do cenário cair (e caia), de chutarem uma bola na câmera (e chutavam)… Ainda tivemos os campeonatos de videogame, a fase da fuga dos apresentadores e comentaristas. Mas tudo bem, entre mortos e feridos, salvou-se o “minuto vagaba paraguaia”.
Mas vamos falar sério, tem muito chão pela frente. Atualmente até que o número de competições preenche parte da grade. Mas os programas próprios são precários e sem horário estabelecido. A equipe conta com alguns bons nomes, mas a média geral é baixa. Cenários e equipamentos, então… Imagens de webcam e streaming de 5ª categoria é dose pra mamute.
Mas o pior aspecto nem é essa estrutura física ruim ou o pessoal. O que mais incomoda é a tal filosofia excludente da emissora. A idéia, clara, é fazer uma emissora pra uma estreita faixa de jovens: sexo masculino, entre 13 e 20 anos. E isso é um erro gravíssimo. Até pelo aspecto comercial.
Só como comparação, vamos analisar o comportamento da Globo no esporte. A emissora busca, com razão, ampliar seu público esportivo. A meta é incorporar mais crianças e mulheres. Até pra evitar que estes migrem pra concorrência. O erro da Globo não é de avaliação, é no remédio. E na dose. Tanto é que eu já perdi o número de vezes em que reclamei da infantilização de certos programas, das brincadeiras bestas, dos bonecos de joão-bobo… Mas a estratégia da Globo é trazer mais público e mais receita. Já o Esporte Interativo, parece, busca menos público e menos receita. É a tal filosofia excludente que citei antes. Uma das poucas excessões é o Zico na Área, que atinge um público extra, entre 30 e 50 anos.
Vamos pensar um pouco no público feminino. Eu não sou simpatizante daquela idéia de que as mulheres são (ou devem ser) alienadas esportivamente. O que faz o EI pra tentar atrair uma parcela desse público? Ah, tem uma apresentadora, duas repórteres… Igual qualquer outra emissora. Isso não agrega nada. O EI parece o clube do Bolinha. Lembro que há uns 3 anos chegaram a ter uma moça participando dos debates, mas não durou nem 3 semanas. E olha que a moça (que não recordo o nome) não falava nem 10% das bobagens que umas e outras. Sem falar que aquele “minuto vagaba paraguaia” é pra espantar qualquer mulher. E duvido muito que atraia tantos homens assim. Já perdeu o (pouco) sentido que tinha. Foi “engraçadinho” na época da Copa da África. Já esgotou. Game Over!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Tava na cara que a Rita Lisauskas seria demitida da Rede TV. Até aí, pior pra emissora. O curioso foi ver que a emissora está exigindo indenização da jornalista. Não, não é piada. A Rede TV dá calote nos salários e ainda acha ruim se alguém reclama. Vão estreiar o Fala Que Eu Te Demito?? Me digam uma coisa, já aboliram a escravidão no Brasil?? Ah, devem ter abolido sim. Talvez por isso a Rede TV não consiga contratar alguém pra cuidar de sua grade.
Como a Rede TV não tem quem monte a grade… Hoje vão estreiar a série Star Trek. Essa série, apesar do tema, é, digamos assim, familiar. Ou seja, atende crianças, jovens, adultos, velhos, gordos, magros… E aí me inventam de colocar o seriado a meia noite e meia. Complica, viu! Pombas, isso é hora de um filminho, do tipo Cine Privê. Não de Star Trek!!

Gostou? Compartilhe:
« « Ano Novo e TV Velha| Muito Menos » »

9 Comentários

  1. Fala q eu te demito mesmo.nenhuma imprensa é livre(e não venham dizer q o Governo Federal quer impor limites).a Rita botou a boca no trombone,com toda Razão,e os caras alem de demiti-la,querem dinheiro da mesma?mas,a culpa é nossa tambem.por que cultuamos o privado como”primor de exelencia”.e descemos o pau no público.

    Comment by leonardo-pe — January 7, 2012 @ 11:25 pm

  2. Falando em cine privê, ele voltou:

    http://www.band.com.br/programacao/?vAnoPrg=2012&vMesPrg=01&vDiaPrg=07&vHoraPrg=0&vMinutoPrg=0&REGIAO=net

    \o/

    Comment by Mario — January 8, 2012 @ 12:13 am

  3. O título, Fala Que Eu Te Demito, já diz tudo sobre essa Rede TV. Perfeito.
    A Band não quer ibope, só a grana. Se o programa dá lucro eles estão satisfeitos.

    Comment by Andrade — January 8, 2012 @ 9:31 am

  4. Ah, esqueci do Esporte Interativo. Pra mim só 4 narradores e comentaristas prestam. Todo o resto é horrível e só fica de gracinha e brincadeira. Sem falar que eles torcem demais quando o Brasil , ou clube brasileiro, tá jogando.

    Comment by Andrade — January 8, 2012 @ 9:35 am

  5. Só pra constar, o nome da mulher que participava dos debates é Bárbara Coelho, e hoje ela é reporter da Band…e, aliás, não é de se jogar. Dá até pra colocar um post com algumas fotos dela um dia…

    Comment by Ramon — January 8, 2012 @ 4:15 pm

  6. haha, o EI é bem assim mesmo…mas no fim das contas ou gosto do canal. Mas vc está 100% certo quanto a política excludente do canal e quanto aos exageros que eles cometem.
    Devemos levar em conta que estamos acompanhando o canal desde o nascimento, quando tudo era improvisado demais. Já melhorou muito.

    Sobre essa situação da RedeTV, isso é um absurdo sem tamanho. Mas a emissora é apenas o reflexo dos seus donos desleixados e endinheirados. Enquanto o bolso deles ainda estiver cheio, que danem-se os funcionários!

    Comment by renan — January 9, 2012 @ 7:01 pm

  7. @Ramon, não falei da Bárbara não. É outra moça, que só fez parte de alguns debates. A Bárbara estava lá até outro dia, apresentando programas. Agora tá na Band Rio.

    Comment by Marco — January 9, 2012 @ 7:19 pm

  8. A Band vai comer o pão que o RR SOARES amassou.

    Comment by Julius — January 9, 2012 @ 10:32 pm

  9. O pior de tudo é ver qe a Band comete todos esses equívocos e nada deverá mudar, ainda que, perto da Rede TV! a situação bandeirantina é até que boa. Pelo menos lá não demitem pessoas por reclamarem de salários atasados, só qdo vão contra os interesses de alguns poderosos. Se olharmos bem esse programa tosco de dondocas é a cara da emissora, que adora agradar empresários e políticos (vide aquele programa do Dória Jr., Canal Livre, etc…)

    Sobre o EI não vou falar muito, já critiquei demais o canal e não gosto da linha dele; além disso você explicou com exatidão o quadro atual.

    Comment by Alexandre — January 10, 2012 @ 4:11 pm

RSS feed for comments on this post.

Desculpe, os comentários estão encerrados aqui.


Produzido por Tevê Zona       Future Google PR for tevezona.com - 3.17